TESTE

Culminância do Projeto Cultura Afro - 2015

Evento ocorrido no dia 18 de novembro, no auditório (turno manhã) com apresentações teatrais, capoeira, danças, músicas e mostra de comidas típicas. 
Durante o período da tarde tivemos, na quadra poliesportiva, o desfile para a escolha da beleza negra 2015. 
O evento teve como responsável o professor Fábio, que ministra a disciplina de história. 
Para a realização do mesmo contamos, também, com o apoio do núcleo gestor, corpo docente, professores de ambientes de aprendizagem, funcionários e bem como nossos alunos que desempenharam seu protagonismo.


Núcleo Gestor, Professores e alunos vêm homenagear quem tanto lutou por liberdade e contribui-o para o desenvolvimento do país, no decorrer da história foi considerado mercadoria no Brasil a partir do final do século XVI, quando os colonizadores portugueses começaram a substituir a mão-de-obra indígena pela negra. E partir desse momento, o negro se tornou importante no cenário brasileiro. Ele foi introduzido em todas as áreas de trabalho, como a do artesanato, a agrícola e a doméstica.
















É necessário salientar que o negro não veio sem cultura do seu local de origem. Ao entrar no Brasil ele viu uma realidade totalmente diferente da que vivia, visto que para o colonizador europeu eles eram considerados somente como mão-de-obra, mas o negro no continente africano vivia em tribos, lá ele era príncipe. A heterogeneidade cultural das etnias africanas era imensa, ou seja, lá se tinha uma prática cultural diferenciada, dependendo da região à qual pertencia baseado na formação cultural.






 A contribuição do povo africano para a formação brasileira foi primordial tanto na composição física da população quanto na conformação do que viria a ser cultura, isso inclui várias dimensões, como a culinária, língua, música, religião, estética, valores sociais e estruturas mentais, segue a baixo uma serie de fotos das apresentações dos alunos.



 Vale ressaltar que a cultura africana também incorpora traços indígenas e europeus. Assim, é possível dizer que esse grande intercâmbio cultural vai além de regiões, para se tornar uma cultura única, a cultura brasileira, considerada uma das mais ricas, fazendo do Brasil um país de grande miscigenação cultural.


MOSTRA DE COMIDAS TÍPICAS

DESFILE DA BELEZA NEGRA - 2015


















III TORNEIO DE XADREZ EEEP DEP. JOSÉ MARIA MELO


Foi realizado no dia 12 de novembro, no refeitório da escola, posposto o horário do almoço. 
O responsável pelo torneio foi o professor da disciplina de Sociologia, Professor Robston em parceria com o arbitro Ari Maia Junior, presidente da Liga Brasileira de Xadrez.  Este acompanhava online, por meio do Skype, diretamente de Maceió – AL.

Tivemos a participação de alunos (as), professores (as), núcleo gestor, totalizando 56 participantes.
·         Campeã feminina: Laís
·         Campeão masculino: Mateus.



Aluno Danilo 1º de Finanças e Coordenador Rogean




No torneio, foi utilizado o sistema suíço de emparelhamento. Esse sistema tem a vantagem de permitir um grande número de participantes com um número pequeno e determinado de rodadas sem a necessidade de eliminar participantes. Segue o mesmo sistema de contagem de pontos do sistema todos contra todos, conhecido como Round robin, porém com as seguintes regras:
·         Número pré-determinado de rodadas.
·         Dois participantes não se enfrentam mais que uma vez.
·         Na rodada 1: o emparceiramento dos confrontos é feito através do rating ou de sorteio, caso os jogadores não possuam rating.
·         Nas demais rodadas: participantes com pontuações iguais são emparceirados.
·         Caso não seja possível emparceirar participantes com o mesmo número de pontos o confronto será com o concorrente com pontuação mais próxima possível.
Xadrez Humano











AULÃO MOTIVACIONAL PARA O ENEM


O primeiro passo, para o sucesso no ENEM, é estudar. Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Depois de muito estudo, oficinas e simulados. No dia que antecedeu o ENEM, sexta-feira 23 de outubro, a EEEP Dep. José Maria Melo proporcionou um dia motivacional e descontraído para os seus alunos. Tivemos momentos com musica, dança, comédia, histórias de sucesso e muito algodão doce.









ELEIÇÃO E POSSE DO GRÊMIO ESTUDANTIL JUSCELINO FILHO


A eleição ocorreu nos dias 2 e 3 de setembro, no laboratório de informática. A mesma foi realizada online, através de um formulário no Google Drive que no fim das votações já mostrou o resultado de maneira imediata.

O resultado da votação teve como ganhador a chapa 03, com um total de 211 votos.





A posse ocorreu no dia 21 de setembro, na quadra poliesportiva da escola. Na ocasião estavam presentes os integrantes do ex grêmio, núcleo gestor, corpo docente, alunos e os integrantes do grêmio estudantil recém-eleito.





INTEGRANTES DO ATUAL GRÊMIO ESTUDANTIL
Presidente: Patrícia Silva Chaves
Vice Presidente: Francisco Denilson dos Santos Souza
Secretária Geral: Maryane Fernandes Ferreira
2º Secretária: Carine Silva Cavalcante
Secretária Social: Amanda de Jesus Rodrigues Brito
Secretário de Esportes: Matheus Ribeiro Lima
Tesoureira Geral: Thais Conrado Correia
2º Tesoureiro: Luan Ribeiro do Carmo da Silva
Secretário de Cultura: Antonia de Maria Carmo Costa
Diretora de Imprensa: Maria Gislanny Pontes Ribeiro
Oradora: Leiliane da Silva Bezerra
Diretora do meio ambiente: Gislaine Mesquita Costa
1º Suplente: Taynara Bandeira Pereira
2º Suplente: Antonio Eduardo Rodrigues Pires
3º Suplente: Lorrane de Faria Marques



Topo