TESTE

Aplicação da prova da OBA

Estudantes da E.E.E.P Dep. José Maria Melo participam da 21ª Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (21ª OBA).
A prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) foi realizada na sexta-feira (18) no auditório da escola e contou com a participação de estudantes das três séries de nossa instituição. O resultado final da prova será divulgado em novembro deste ano, onde os estudantes e a escola estarão recebendo os certificados, medalhas e brindes. O físico e astrônomo Prof. Dr. João Canalle é o coordenador nacional da OBA e o responsável pela organização da olimpíada. Na E.E.E.P Dep. José Maria Melo a olimpíada conta com o apoio irrestrito da Diretora Socorrinha Paiva e os trabalhos da OBA é de responsabilidade do Professor Rodrigo Melo Nobre e que teve a participação da Ex- Aluna Vitória Santos no Curso Básico de Astronomia e Astronáutica.
 “A prova consta de dez perguntas sendo sete de astronomia e três de astronáutica, de múltipla escolha e dissertativas. Após serem postadas no sistema de dados da OBA e enviar as dez provas com maior nota para coordenação nacional, os resultados geram uma classificação a nível nacional e os estudantes do ensino médio que obterem notas igual ou superior a sete participam de um processo de seleção que culmina com a formação de duas equipes de cinco alunos cada, mais duas equipes reservas, que vão representar o Brasil em duas competições internacionais: a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), em 2018”, afirma o professor de Física Rodrigo Melo Nobre. 
A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).




Topo