TESTE

Estudantes e Professor da EEEP Deputado José Maria Melo classificaram na XV Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

     Os estudantes Francisco Gabriel Braga do Nascimento e Weslei Moreira Nobre, e o Professor de Física Rodrigo Melo Nobre da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Deputado José Maria Melo, classificaram para XV Jornada de Foguetes que será realizada no período de 22 a 25 de outubro de 2018, na cidade de Barra do Piraí no estado do Rio de Janeiro. Os estudantes e outras 55 equipes da turma 1 (seleção dos melhores lançamentos do Brasil), conforme está no link: <http://www.oba.org.br/sisglob/sisglob_arquivos/01_9.pdf> foram selecionados entre milhares de estudantes de todo o país e estão na luta para conseguir os recursos necessários para representar a cidade de Guaraciaba do Norte e a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (5ª Crede - Tianguá) e conta com total apoio da Diretora Maria do Socorro Paiva (Socorrinha Paiva) que não mediu esforços para realização da Mostra Brasileira de Foguetes (12ª MOBFOG) que culminou com a classificação da referida equipe.
     A equipe superou a sua meta que era de 100 metros marca mínima, o foguete lançado atingiu 207m de alcance, levando a sua classificação para a XV Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro, os estudantes que atingem os melhores resultados na fase escolar são convidados para competir com os melhores resultados do país na fase nacional. Os dois alunos já eram amigos e decidiram entrar na disputa novamente para contribuir com seus colegas e melhorar o rendimento do foguete vice-campeão da Jornada de Foguetes do ano anterior, pesquisaram todos os detalhes do funcionamento de um foguete e ganharam ainda mais gosto pelo trabalho e se dedicaram profundamente ao projeto. 
      O foguete confeccionado pelos estudantes com a orientação do professor foi adaptado através de outros protótipos pesquisados na internet e estudos relacionados com a aerodinâmica objetivando a produção de algo original e autêntico. Durante três meses, os alunos estudaram vários assuntos da Física, Matemática e Química para entender melhor o funcionamento do foguete. As aulas e oficinas eram realizadas no intervalo do almoço e ministradas pelo professor de Física, Rodrigo Melo Nobre, que contou com a valiosa contribuição da monitora Vitória Santos ¬¬(Ex-aluna do Curso Técnico de Comércio), e as imagens e gravações dos vídeos foram captadas por drone que abrilhantou ainda mais o evento com imagens espetaculares realizadas pelo professor de Física Marcelo Barros.
     No lançamento oficial, que aconteceu no dia 17 de maio de 2018, foi utilizado 900ml de vinagre e 150 gramas de bicarbonato de sódio. Os organizadores se preocuparam com a segurança, que é primordial para os lançamentos dos foguetes, evitando a ocorrência de acidentes. Os foguetes foram lançados longe de casas e de pessoas. Na hora do lançamento a equipe estava munida com equipamentos de segurança, jalecos e óculos e ficaram a uma distância de 10 metros atrás da base de lançamento, para que não ocorresse nenhum risco para a equipe.





Topo