TESTE

USO DE TECNOLOGIAS COMO METODOLOGIAS ATIVAS NA EEEP DEPUTADO JOSÉ MARIA MELO


Conseguir prender a atenção dos alunos durante as aulas é um dos grandes desafios que fazem parte da rotina dos educadores, principalmente no momento em que vivemos com a constante imersão dos jovens no mundo da tecnologia, fator que se não for bem trabalhado, pode prejudicar o aprendizado, desviando a atenção dos estudantes para os aparelhos eletrônicos como notebooks, tablets e celulares.
Muito se discute sobre o uso destes dispositivos em sala de aula, há quem seja contra a liberação da ferramenta pela insegurança que os professores têm, muitas vezes causada pela dificuldade de domínio das tecnologias e/ou pela falta de controle dos conteúdos vistos pelos alunos. Mas também, existem os profissionais que usam estas ferramentas a seu favor, inserindo-os nas suas aulas, e conquistando a atenção e participação ativa dos alunos.
É o caso do Professor Willian Ribeiro, que ministra as disciplinas técnicas do Curso de Informática, na EEEP Deputado José Maria Melo, em Guaraciaba do Norte – CE. O Professor utiliza o Kahoot, uma plataforma de aprendizagem gratuita disponível online, baseada em jogos, composta por testes de múltipla escolha que permitem a geração de usuários e podem ser acessados através de um navegador da web, pelo computador ou celular, ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS. 
O Kahoot é uma aplicação que faz uso da sua simplicidade de utilização e do fator competição para cativar os alunos, que permite o uso de textos, fotos, vídeos ou planilhas para ilustrar melhor as questões, e pode ser utilizada em diversas situações:
Para introduzir um novo tópico de discussão na sala de aula;
Como revisão de conteúdos;
Realizar uma avaliação formativa, uma vez que é possível exportar os resultados para uma folha de cálculo facilmente editável;
Além de ser gratuita, a ferramenta é divertida, motiva os alunos e faz o bom uso das tecnologias em sala de aula. Com a abordagem metodológica de sala de aula invertida (flipped classroom), os alunos se preparam antecipadamente, realizando leituras de materiais direcionados pelo professor, que por sua vez, recebe um feedback automático quanto á compreensão da turma sobre determinado assunto, podendo fazer comentários sobre as questões como forma de revisão de conteúdos.
“O mais legal de tudo isso é você perceber a empolgação dos alunos, tanto no modo individual, quanto no modo em grupo. Eles ficam tensos, vibram, gritam e reagem a cada erro ou acerto. O aplicativo mostra a evolução deles no ranking e apresenta frases de motivação para que o jogo fique mais empolgante. Quando um aluno erra, faço uma reflexão sobre o porquê daquela resposta não ser a correta, a sala de aula se torna viva! E o aprendizado acontece naturalmente, de forma suave e eficiente, pois eles buscam aprender para acertar as questões, que são na maioria das vezes interpretativas”.









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